Você sabe a diferença entre Contabilidade e Finanças?

Você reconhece Contabilidade e Finanças como a diferença entre português e inglês? Ambas as palavras são usadas em cenas semelhantes; portanto, seu significado é frequentemente confuso, mas há uma clara diferença entre contabilidade e finanças. 

Entenda a diferença neste artigo e a absorva como uma fatia de conhecimento. 

>>> Quer ganhar um Ebook de “Marketing Digital para Principiantes” e ainda receber conteúdos exclusivos e novidades do mundo digital em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se agora! É totalmente GRATUITO!

Sumário

 1. O que é contabilidade?
 2. O que é finanças?
 3. Por que preciso de financiamento?
 4. Reveja as finanças! 

O que é Contabilidade?

A percepção geral é que a contabilidade de uma empresa lida com o “lucro” das vendas geradas pela venda de bens e serviços menos as despesas gastas para gerar essas vendas. A contabilidade é principalmente lucros auferidos no passado.

Na verdade, “Contabilidade” é uma categoria grande e, abaixo disso, existem contas diferentes, “contabilidade financeira” e “contabilidade gerencial”.

Contabilidade financeira

A contabilidade financeira é o objetivo de relatar o status de gerenciamento da empresa aos acionistas e investidores durante o final do ano fiscal, como a quantidade de dinheiro que saiu da empresa ao longo do ano, a quantidade de dinheiro inserida, como foi usada e os lucros de cada negócio. 

Os documentos a serem criados são determinados por lei e são essenciais para as empresas listadas e suas subsidiárias e empresas do grupo.

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial fornece informações que permitem aos gerentes entender o status gerencial da empresa e formular a estratégia de gerenciamento correta. 

Não há regras especiais para a contabilidade gerencial, e cada empresa possui suas próprias regras.

Dessa forma, a contabilidade é usada para calcular e gerenciar a troca geral de dinheiro que ocorre nos negócios para vários propósitos.

>>> Se você está buscando crescimento profissional ou deseja aprimorar suas habilidades para investir e empreender, CLIQUE AQUI confira os Ebooks Gratuitos e Cursos Online que recomendamos pra você começar hoje mesmo a alavancar sua carreira!

O que é finanças?

Finanças, por outro lado, é um campo da administração de empresas que considera como as empresas devem arrecadar fundos e como devem ser gerenciadas. Em outras palavras, finanças se refere a pessoas e departamentos que planejam e operam “financiamento” em uma organização.

Pense na diferença entre contabilidade e finanças como a de um contador e um planejador financeiro. 

Os contadores são solicitados por empresas e proprietários de negócios individuais para calcular a troca de dinheiro comercial, apoiar a preparação de demonstrações financeiras e preparar documentos de declaração de impostos . 

Por outro lado, o papel dos planejadores financeiros é “financiamento e gerenciamento de ativos”.  São os responsáveis ​​pelo gerenciamento de fundos e ativos com base em despesas futuras.

As decisões de investimento são particularmente importantes em finanças corporativas. Uma empresa não pode obter lucro sem investimento. 

Portanto, as atividades de gerenciamento de uma empresa são uma série de investimentos e as finanças são um consultor e uma ferramenta para a tomada correta de decisões sobre investimentos.

Leia também:

    O importante papel das finanças

    1. Deveríamos investir nesse assunto? (Tomada de decisão sobre investimentos)

    Tome decisões sobre se o negócio ou a empresa que o gerente está pensando em investir vale o investimento.

    2. Quais são os fundos necessários para o investimento? (Tomada de decisão sobre financiamento)

    Decida se deseja obter um empréstimo de uma instituição financeira, emitir ações ou títulos e qual método de financiamento fornecerá o maior valor comercial.

    3. Como você distribui lucros aos acionistas? (Tomada de decisão de distribuição)

    Tome a decisão de usar os lucros do investimento como dividendos para os acionistas ou usá-los para reinvestimento.

    Por que preciso de financiamento?

    Você sabe por que a “falência excedente” ocorre e como funciona? Se você a conhece, pode entender instantaneamente a importância das finanças para sua empresa.

    >> Veja o treinamento completo que recomendamos para você começar hoje mesmo a criar seu negócio na internet.

    Um exemplo de falência excedente

    A empresa A, que opera uma indústria de manufatura, decidiu fazer negócios com um novo cliente, a empresa B. A propósito, a empresa A está centrada nas negociações com empresas clientes que estão em parceria há muitos anos. Enquanto isso, desde que o gerenciamento foi herdado, é a primeira vez que um novo gerenciamento faz um acordo com um novo cliente.

    Embora esse gerente tenha a ambição de aumentar a empresa, existem alguns aspectos otimistas. Portanto, ao iniciar uma transação com a Empresa B, não realizamos uma grande investigação de crédito e decidimos aumentar o número de transações para aumentar a empresa.

    As transações comerciais e de crédito entre empresas são fundamentais, e as discussões foram resolvidas entre a Empresa A e a Empresa B, porque o preço do produto será pago no final do mês seguinte. A empresa A também começou a lidar com outros novos clientes, como a empresa C e a empresa D.

    Mesmo pensando que a empresa deveria crescer de forma constante, não pude confirmar o pagamento da Empresa B e da Empresa C, mesmo quando o pagamento pelo preço do produto estava vencido. Quando o gerente que estava pensando entrou em contato com a Empresa B e a Empresa C, ele foi informado de que “quero que você espere alguns dias porque o pagamento está um pouco atrasado”, e a data do pagamento foi estendida, mas o pagamento na próxima data também não foi confirmado.

    Quando o gerente da empresa A, que achava estranho, visitou diretamente a empresa B e a empresa C, viu que atrasaram os pagamentos dos clientes, e não havia dinheiro disponível para pagar por isso. No entanto, a Empresa A aumentou repentinamente o número de transações, portanto, se as contas a receber não pudessem ser coletadas, não seria possível pagar pelo custo da aquisição de peças.

    A situação de longo prazo na empresa A resultou em falência, apesar do fato de as vendas estarem nos livros e ter sido bem lucrativa. Este é o mecanismo de falência.

    Se o financiamento é sólido …

    Existem muitas empresas como a empresa A. Muitas empresas que faliram eram lucrativas. Com base nessas informações, o excesso de falências não é um incêndio no banco oposto. Então, como a Empresa A escapou da falência excedente?

    Obviamente, não há problema com a ambição de “Quero aumentar a empresa”. O problema é que não tínhamos financiamento suficiente. Se você iniciar uma nova transação com um novo cliente, a compra de matérias-primas e peças aumentará de acordo. Portanto, o dinheiro entrará no futuro negociando, mas haverá dinheiro saindo. Se você não entender isso bem, será muito difícil expandir seus negócios.

    Em finanças, que tipo de pagamento será gerado no futuro devido a transações com novos clientes? Onde você adquire os fundos para o pagamento? O método de aquisição é apropriado? Existe algum crédito para novos clientes pagarem pontualmente? 
    Gerenciaremos minuciosamente as informações futuras sobre o fluxo de fundos.

    Por esse motivo, a empresa A não teria tratado de novos clientes com crédito baixo se o financiamento fosse sólido e deveria ter expandido a empresa constantemente com o objetivo de expandir seus negócios de forma mais sistemática.

    >>> Veja aqui os Cursos Online que recomendamos pra você!

    Reveja as finanças!

    Se você nunca financiou antes, gostaria que você desse uma nova olhada nas finanças nesta oportunidade. Até agora, não há garantia de que não haverá problemas. No entanto, se você tiver uma faiança completa, não haverá problemas com o fluxo de caixa e poderá gerenciar seu risco executando o gerenciamento de riscos.

    Veja também: Conceitos básicos do gerenciamento de orçamento

    Faça parte da Lista VIP

    Receba insights valiosos, dicas práticas e as últimas tendências do mundo do marketing digital diretamente no seu e-mail.

    Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

    Sobre o Autor

    2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *