PPC (pague por clique) para o Marketing de Startups: Guia introdutório

Para startups que desejam seguir com o PPC (Pague por clique), isso pode ser avassalador. Há tantos dados que podem ser usados ​​e muitos fatores a serem considerados ao configurar campanhas de PPC, sem mencionar as preocupações financeiras que acompanham qualquer startup.

Porém, com uma análise apurada e um planejamento cuidadoso, a publicidade PPC pode ser um investimento útil em recursos para fazer com que as startups decolem ao lado de outras campanhas de marketing.

>>> Quer ganhar um Ebook de “Marketing Digital para Principiantes” e ainda receber conteúdos exclusivos e novidades do mundo digital em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se agora! É totalmente GRATUITO!

Analisarei cinco aspectos principais do PPC nos quais as startups podem se concentrar ao montar campanhas para desenvolver anúncios mais impactantes à medida que você cria seus novos negócios.

Pague por clique

1) Defina seus objetivos da maneira mais específica possível.

Começar no final pode parecer contra-intuitivo, mas é o lugar mais lógico para começar. Afinal, você precisa descobrir o que espera realizar com seus esforços de PPC e como eles se alinham aos seus objetivos gerais de negócios .

  • Perguntas sobre a sua Startup: O que oferecemos? O que nos torna especiais? Onde oferecemos nosso produto?
  • Perguntas sobre seus potenciais clientes: Quem é nosso público-alvo? Onde estão nossos potenciais clientes? O que queremos que nossos potenciais clientes façam (por exemplo, comprar, se inscrever)?
  • Perguntas sobre seus gastos: Qual é o nosso orçamento? Quanto queremos gastar mensalmente em PPC? Quanto queremos pagar por um novo cliente, inscrição etc.?

Quanto mais especificamente você puder responder a essas perguntas, mais eficaz será sua publicidade PPC. Portanto, invista algum tempo antes de realmente começar uma campanha  e selecionar palavras-chave.

2) Desenvolva uma lista abrangente de palavras-chave.

Quando se trata de seleção de palavras-chave para startupsos termos de cauda longa são ótimos para seguir. Eles são altamente segmentados e podem ser mais econômicos do que termos mais competitivos.

A melhor maneira de fazer isso é entender as perguntas acima sobre seus negócios e público. Depois de conhecer termos gerais relacionados ao seu negócio, faça uma pesquisa para descobrir algumas das pesquisas populares de cauda longa relacionadas a esses termos . Por exemplo, se você estiver em empréstimos hipotecários, os termos de cauda longa que seu público-alvo pode estar pesquisando podem incluir “como obter uma hipoteca” ou “onde posso obter uma hipoteca”.

Para determinar quais termos de cauda longa são melhores para suas campanhas de PPC (Pague por clique), você pode usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google.

3) Conheça seus concorrentes como seu melhor amigo.

Após identificar suas metas e uma sólida lista de palavras-chave, conclua uma análise competitiva – não para que você fique obcecado com isso, mas para identificar oportunidades.

Outras startups oferecem um benefício pelo qual você oferece com uma forte diferenciação? Eles estão fazendo lances para palavras-chave que você perdeu? Qual a diferença entre os anúncios e as landing pages deles? Fazer essas perguntas a si mesmo pode fornecer clareza sobre quem mais está no seu mercado e quais são suas táticas de aquisição.

Ao olhar para a competição, lembre-se de diferenciar concorrentes inofensivos dos perigosos. Não perca tempo e dinheiro com concorrentes que não são seus principais. Em vez disso, concentre-se naqueles que estão prosperando em seu mercado e setor (e que as pessoas estão pesquisando ativamente online).

>>> Se você está buscando crescimento profissional ou deseja aprimorar suas habilidades para investir e empreender, CLIQUE AQUI confira os Ebooks Gratuitos e Cursos Online que recomendamos pra você começar hoje mesmo a alavancar sua carreira!

4) Acompanhe suas conversões desde o início.

Uma das chaves para otimizar uma campanha de PPC e medir seu sucesso é implementar o acompanhamento de conversões. Fazer isso pode ajudar a determinar quais gastos levaram a conversões – e quais não, para otimizar seus gastos. 

Bônus: saber quais levaram a cliques, leads e clientes pode fornecer uma imagem clara do sucesso não apenas de suas campanhas de PPC, mas também de seu público-alvo e como você pode ajustar suas mensagens em todos os seus ativos de marketing.

Se você não pode atribuir leads e clientes reais às suas atividades de PPC (Pague por clique), não pode tomar decisões inteligentes sobre onde cortar gastos (ou aumentá-los). Portanto, use uma ferramenta de acompanhamento de conversões como o acompanhamento de conversões do Google AdWords ou o acompanhamento de conversões do Google Analytics  desde o início e nunca execute suas campanhas de PPC às cegas.

5) Continue ajustando suas campanhas e habilidades de PPC.

O melhor conceito de negócio é inútil se você não souber promovê-lo online. Ser bem sucedido com o PPC exige que você se torne um verdadeiro profissional. Como você começa? Aprenda com especialistas e nunca deixe de se informar, porque a verdade é esta: o PPC é altamente dinâmico e constantemente possui novas atualizações e recursos.

Você também pode tentar uma ferramenta de gerenciamento de lances que otimize suas campanhas PPC automaticamente e se concentre na otimização de seus anúncios, páginas de destino etc. Alguns fornecedores de gerenciamento de lances oferecem uma avaliação gratuita durante a qual você pode testar se se sente à vontade usando a solução.

Se você começar a trabalhar em uma campanha de PPC (Pague por clique), saiba disso: é preciso muita atenção para garantir que o valor do seu anúncio seja usado com eficiência. Portanto, não o inicie com uma abordagem do tipo “configure e esqueça”; seu orçamento e resultados se beneficiarão de muita atenção.

Faça parte da Lista VIP

Receba insights valiosos, dicas práticas e as últimas tendências do mundo do marketing digital diretamente no seu e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *